Polestar O2 antecipa um roadster 100% elétrico para competir com o modelo mais desportivo da Tesla.
Marca de performance 100% elétrica do Grupo Volvo, a Polestar continua a desenvolver uma gama de modelos premium para cumprir o objetivo principal de combater a Tesla no seu território: autonomia e performances. O recém-apresentado Polestar O2 confirma-o, ao antecipar rival para o sucessivamente adiado Roadster da marca de Elon Musk.
Com imagem muito inspirada concept Precept, estudo que dará origem ao Polestar 5, para posicionar no topo de gama a partir de 2024, o novo protótipo apresenta habitáculo para quatro ocupantes – na configuração de 2+2 lugares –, com capota rígida retrátil que recolhe eletricamente para compartimento dedicado na tampa da mala.
A versão de produção do Polestar O2 seria o segundo modelo a assentar na nova plataforma modular de alumínio fundido (a mesma do 5), uma arquitetura de baixo peso que funde as principais partes da estrutura numa única peça de alumínio, com benefícios importantes em matéria de peso e anunciado níveis referenciais em matéria de rigidez torsional.
A marca não fornece informações sobre o motor ou a capacidade das baterias, mas avançou detalhes sobre a conceção do veículo, nomeadamente os inúmeros materiais reciclados que utiliza no fabrico da carroçaria e dos interiores, a partir de elementos em poliéster reaproveitado, por exemplo. Os tapetes são concebidos com redes de pesca usadas e há cortiça reciclada nos encostos de cabeça.
Já o equipamento de série contempla a oferta de… um drone. Este dispositivo desenvolvido pela Aerofugia Hoco Flow está pensado para acompanhar o carro em andamento até aos 90 km/h, para a gravação dos momentos imperdíveis de condução desportiva a céu aberto – o drone tem autonomia para regressar ao compartimento dedicado na tampa da bagageira, depois concluídas as gravações.