O novo RAV4 Plug-in reveste-se de grande importância para a Toyota, mostrando uma nova capacidade de eletrificação por parte da companhia nipónica, propondo uma autonomia WLTP de 75 quilómetros em modo puramente elétrico ou quase uma centena de quilómetros em condução urbana.
A versão Plug-in do RAV4 mantém os elementos técnicos ao nível do chassis já conhecidos do híbrido, ou seja, a plataforma GA-K de elevada rigidez estrutural e com baixo centro de gravidade (algo que foi inclusive reforçado na versão de carregamento externo), dispondo de sistema de tração integral inteligente AWD-i.
O sistema PHEV é composto pelo motor a gasolina 2.5 Dynamic Force de injeção dupla (direta/indireta) D-4S e admissão inteligente Dual VVT-i, com185 CV de potência, e por dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro debita 134 kW e 270 Nm, enquanto o motor elétrico traseiro fornece 40 kW e 121 Nm. Em conjunto, os três motores do RAV4 Plug-in oferecem uma potência combinada de 306 CV (225 kW).
A bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 18.1 kWh, situando-se sob o piso do veículo. Este SUV anuncia uma autonomia elétrica de 75 quilómetros em ciclo WLTP, podendo chegar mesmo aos 98 quilómetros em ciclo de testes urbano (City). Os dados de homologação indicam emissões médias de 22 g/km de CO2 e 1,0 l/100 km de consumo combinado.
O RAV4 Plug-in conta com um carregador de bordo de 6.6 kW, sendo efetivamente esse o seu limite de carregamento em AC. Numa tomada doméstica de 230 V, o tempo de espera para um carregamento completo é de 7h30m, baixando para as menos de três horas com recurso a uma ‘wallbox’ de 6.6 kW.
Os preços arrancam nos 50.290€ para a versão RAV4 Plug-in Comfort.
As inscrições nas várias categorias dos Global Mobi Awards Prio estão abertas até ao final de maio. A inscrição é gratuita, saiba como participar em www.globalmobiawards.motor24.