Com o Yaris a ser um dos esteios do sucesso comercial da Toyota na Europa, a versão Cross amplia o leque de opções com um formato de carroçaria que é atualmente o grande impulsionador de vendas. Com um desenho mais robusto e musculado, destacando-se a maior distância ao solo, o Yaris Cross junta-se ao povoado segmento B-SUV, oferecendo como grande atributo a poupada motorização híbrida que já utiliza no utilitário de que deriva.
O Yaris Cross partilha uma grande parte dos componentes com o Yaris lançado no ano passado, nomeadamente, a plataforma GA-B para modelos compactos, mas também alguns elementos de design, a tecnologia funcional e a vertente híbrida. Face ao Yaris, é 90 mm mais alto (1560 m) e 232 mm mais comprido (4180 mm), sendo também 20 mm mais largo (1765 mm). O que não muda é a distância entre eixos, que se mantém nos 2560 mm. Por outro lado, bem evidente, a altura ao solo aumenta em 30 mm para um total de 165 mm. A bagageira disponibiliza um total de 397 litros.
A gama do Yaris Cross centra-se de forma concreta na versão híbrida, com a Toyota a valer-se da evolução do seu conhecido sistema, com vários anos de desenvolvimento e de fiabilidade comprovada. O 1.5 Hybrid Dynamic Force combina um motor de combustão de 1.5 litros com uma máquina elétrica para uma potência combinada de 116 CV, por enquanto apenas com versão de tração dianteira, esperando-se a chegada da variante de tração integral elétrica AWD-i.
Os consumos variam entre os 4,5 e os 5,0 l/100 km, para emissões de CO2 de 101 a 113 g/km. O novo Yaris Cross conta ainda com modos de condução, variando entre os modos ‘Power’ e ‘Eco’, ou seja, do mais desportivo para o mais eficiente.
Os preços da gama Yaris Cross Hybrid iniciam-se nos 24.840€ no nível Comfort.
As inscrições nas várias categorias dos Global Mobi Awards Prio estão abertas até ao final de maio. A inscrição é gratuita, saiba como participar em www.globalmobiawards.motor24.