A 5G Automotive Association (5GAA) é uma associação global com mais de 130 empresas membros das indústrias automóvel e de TIC que procuram trabalhar na definição e adoção do futuro ecossistema de mobilidade.
Nesse contexto, foi feito no Estado americano da Virginia um live trail em termos de comunicação 5G de veículos conectados e da tecnologia de computação multi-acesso, no qual o Grupo Stellantis participou.
No ensaio ao vivo deste novo conceito de segurança do condutor e dos peões testaram-se novas tecnologias de roaming para aplicação na segurança rodoviária.
“TORNAR AS ESTRADAS MAIS SEGURAS PARA OS CONDUTORES E PARA OS PEÕES É O OBJETIVO FINAL DO DESENVOLVIMENTO DESTAS TECNOLOGIAS DE PRÓXIMA GERAÇÃO”, SUBLINHA NED CURIC, CHIEF TECHNOLOGY OFFICER DA STELLANTIS.
Nos ensaios foi usada um Jeep Wrangler 4xe plug-in hybrid, equipado com tecnologias vehicle-to-everything (V2X) e alertas de segurança ao condutor.
“Com a 5GAA, estamos a trabalhar com líderes do setor em todo o mundo, para ajudar a preparar o caminho para que a tecnologia autónoma possa beneficiar os nossos produtos e, em última análise, os nossos clientes”, sublinha Ned Curic.
Participaram, também, no programa de testes realizado na Virginia os seguintes parceiros da 5GAA: Intel, Verizon, American Tower, Capgemini, Telus, Harman, Virginia Tech Transportation Institute e Virginia Department of Transportation.
A Stellantis explica que se encontra ativamente envolvida em várias iniciativas a nível global, incluindo um programa de testes semelhante, realizado em Turim, Itália, destinado a avaliar a tecnologia 5G e a gestão de grandes volumes de dados, incluindo o dimensionamento e a configuração de capacidades de computação dentro das viaturas.
A comunicação sem fios a alta velocidade é tida como um elemento-chave para permitir um aumento dos níveis de autonomia dos veículos, bem como de futuros serviços conectados e tecnologias de mobilidade.
O pacote de tecnologias de teste instalado no Wrangler 4xe plug-in hybrid permite ao veículo prevenir as infraestruturas próximas da sua posição, de modo a alertar os peões e outros veículos, mas também receber notificações de emergência da rede de telecomunicações.
Este concept-car conectado da 5GAA usa câmaras e sensores fixos nas infraestruturas para, assim, poder recolher dados detalhados que completam o que um veículo pode “ver” usando os seus próprios sistemas.
Com uma ligação 5G de alta velocidade e tecnologia MEC, o sistema pode rapidamente tomar decisões no momento e local onde os dados são recolhidos, um cruzamento, por exemplo, de modo a poder comunicar eventuais riscos de segurança para os peões e veículos que se aproximem.